top of page
engeflora-logo-simbolo.png
Crédito de Carbono

Minha propriedade rural pode gerar créditos de carbono?

 

Se você tem uma propriedade com uma área de reserva legal conservada e deseja saber se ela pode gerar créditos de carbono, não deixe de conferir as perguntas e respostas que preparamos a seguir:

 

Os créditos de carbono são ativos que podem ser grandes aliados para sustentabilidade no campo e para gerar renda extra aos produtores rurais. Isso acontece ao tornar suas propriedades sustentáveis, na medida em que conservam matas nativas e diminuem os impactos da atividade.  Caso a propriedade atenda aos requisitos a que vera a seguir, os créditos poderão ser gerados através da certificação e serem vendidos no mercado de carbono internacional. 

 

São os chamados projetos de REDD, ou Redução das Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal. (REDD)

Entenda mais sobre os Créditos de Carbono

Quais são os requisitos básicos para a minha propriedade gerar créditos de carbono por meio da conservação florestal?

 

Requisitos avaliados:

 

Possuir cobertura florestal reserva legal e/ou áreas remanescentes, outro aspecto relevante é a localização da área e taxa de desmatamento na propriedade, fator imprescindível estar com a documentação em dia Escritura pública, ITR, CCIR, Georreferenciamento, CAR, Reserva legal averbada, Licenciamento Ambiental de todas as atividades, cumprir a legislação ambiental e atender as normas de segurança do trabalho. 

 

 

Qual deve ser o tamanho da minha propriedade para gerar créditos de carbono?

 

De uma maneira geral, propriedades com áreas grandes têm maior possibilidade de serem viáveis para geração de créditos de carbono. No entanto, o tamanho da propriedade não é o único parâmetro para certificação. 

 

 

Em qual localização minha propriedade tem mais chances de gerar créditos de carbono?

 

Em ambientes amazônicos e no cerrado são áreas mais propícias para geração de créditos de carbono por meio da conservação florestal. Por isso, é importante que você forneça as coordenadas geográficas e envie o arquivo KMZ ou kml para análise prévia para proposta de um estudo ambiental com fins de regularização fundiária e pesquisa de quantificação do volume potencial. 

 

Um dos principais requisitos para os créditos é o cálculo da taxa de desmatamento. Veja a seguir.

 

O que é a taxa de desmatamento e por que ela é importante para a minha propriedade gerar créditos de carbono?

 

Após verificar a localização da propriedade, seguimos para o cálculo da taxa de desmatamento. É uma taxa média, por ano, baseada nos índices de desmatamento históricos na região. 

 

É ela que vai informar o risco de que a área venha a ser desmatada e quais os esforços necessários para a sua manutenção, ou seja, em áreas agrícolas com forte pressão de uso do solo tem chances maiores de certificação. 

 

Uma área gigantesca, por exemplo, dependendo de onde se localiza, pode não ser um projeto viável se estiver em uma região que já tenha muitas áreas de proteção como Unidades de Conservação e terras indígenas, ou que seja isolada e não tenha muita procura por madeireiras ou pela agropecuária. Por outro lado, uma área menor, localizada próxima à uma hidrelétrica, por exemplo, ou com muita demanda para abertura de pastagens, pode gerar muito mais créditos de carbono. 

 

Áreas no arco do desmatamento ou próximas à hidrelétricas são as mais interessantes, pois geram mais Créditos de Carbono.

 

Se a área possui um Plano de manejo florestal sustentável, é possível gerar créditos de carbono?

 

Nesses casos, você precisa fornecer mais informações quanto ao ano de início da exploração, área de manejo, intensidade de corte e ciclo de corte. As informações do manejo, se aplicável à área, são importantes também para definir a estimativa de geração de créditos.

Se a minha área está em alguma Unidade de Conservação (parque, reserva, etc), posso gerar créditos de carbono?

Depende, a área precisa ter titularidade comprovada. O que acontece muitas vezes é que áreas em Unidades de Conservação não possuem clara titularidade (se está em nome do proprietário ou do governo), e se já foram desapropriadas. Se isso acontecer, não é possível comprovar a titularidade dos créditos.

Quais outros requisitos:

Qualquer área pode gerar créditos de carbono?

É importante que a propriedade tenha a documentação em dia para determinar a titularidade dos créditos e a regularidade com a legislação.

E é necessário que você também possua o georreferenciamento da propriedade para o desenvolvimento do projeto.

 

Se a sua área atende aos requisitos apresentados aqui, entre em contato com a FloraInvestco

 

 Carbono é um ativo real e que até 2030 poderá multiplicar os valores. 

 

Já existem várias criptomoedas vinculando esses ativos como lastro. 

 

Contate-nos se houver interesse em participar desses projetos na modalidade de investimentos.

bottom of page